Método Fônico: História da Abelhinha

Por Gi Germano em 06/10/2023 às 21:14:58

Vivências no Método Fônico

Método Fônico: História da Abelhinha.

Esse método é antigo...

Na minha concepção, é maravilhoso!

Muitos falam: Método da Abelhinha!

Respeito os demais que surgem, mas fazer o som da letra é um passo importante para que a criança consiga entender o processo da leitura e escrita.

Conheci essa forma de alfabetizar há muitos anos, quanto tempo...

A minha formação é o antigo Normal, sim, fui normalista no IEP, na cidade de Belém no Pará, devido as greves conclui o Normal do Colégio Santa Rosa... Usava jaleco amarelo tanto nas aulas quanto nos estágios!

Voltando ao método...

Essa história foi organizada de forma continuada e dividida em sete capítulos, onde os

personagens são apresentados e associados a sons e letras.

A História da Abelhinha é um método de autoria de Alzira Sampaio Brasil da Silva, Lúcia Marques Pinheiro e Risoleta Ferreira Cardoso, educadoras com ampla experiência de ensino e pesquisa em alfabetização.

Os cartazes antigos são lindos!

Atualmente tem uma nova versão, bem simples!

Os carimbos também são encantadores...

Como não se encantar com uma Abelha que tem uma asa, e busca a Fada para que possa ajudá-la e nesta viagem encontra o Índio, os Óculos da vovó e um Urso que se solidarizam e seguem com ela passando por várias aventuras.

Não posso deixar de fora as músicas que são cantadas que apresentam os sons de cada letra. Muitas pessoas foram alfabetizadas por este método e muitas crianças poderão ter esta oportunidade para aprender a ler e escrever de forma bem lúdica.

Para alfabetizar minha filha Marina, Jucinea Bordalo, Tia Ju, chegou de presente, uma professora que encantou com diversas atividades seus alunos e em particular a minha pessoa! Com ela aprendi o método na prática e assim acabei saindo de uma caminhada pela Educação Infantil e peguei os "frutos das letras e sons" e plantei... E nasceu a minha árvore favorita: Alfabetização!

Conheci o material da antiga e sigo com ele, sem medo de ser rotulada de arcaica, pois, cada pessoa que deseja ser alfabetizadora precisa conhecer os vários métodos e seguir com sua linha de trabalho de preferência com embasamentos científicos.

Eu fiz a minha escolha e com ele desenvolvo e estimulo a consciência fonológica, que significa ouvir e manipular unidades de som das palavras faladas, como sílabas, rimas, etc. Já a consciência fonêmica significa ouvir e manipular a menor unidade de som, o fonema!

No próximo capitulo falarei sobre o projeto que idealizei com base na História da Abelhinha, mas utilizando os biomas brasileiros para alfabetizar!

Até a próxima Vivência na Alfabetização!

Fonte: Gi Germano (Alfabetizadora/Psicopedagoga/Biblioterapeuta Infantil e Juvenil)

Zion
Luxhoki